BNTM 2011 - NATAL-RN


Organizada pela Fundação CTI-NE, Secretaria de Turismo de Pernambuco/Empetur, Prefeitura Municipal de ipojuca / Secretaria Municipal de Turismo, a BNTM’2010, realizada no Pavilhão de Convenções de Muro Alto – Ipojuca – Porto de Galinhas - Pernambuco, no período de 28 de Abril a 02 de maio de 2010, mais uma vez superou as expectativas dos seus organizadores, bem como dos buyers e suppliers presentes, inovando, com a criação de um espaço próprio, um pavilhão de convenções de 4000 metros quadrados totalmente climatizado, contemplando a BNTM na integra, setores Institucional, comercial e governamental.


Com número recorde de operadores turísticos de todo o mundo, incluindo representantes, a BNTM/2010, principal bolsa comercial do receptivo turístico internacional do Brasil, atingiu um volume de negócios da ordem de US$ 243 milhões. Ratifique-se ainda sua importância na fidelização de mercados para o Nordeste e conquista de novos emissores, sendo esperado um incremento de 15% do fluxo turístico internacional para a Região e acréscimo de 30% no turismo interno, este último inclusive estimulado pela presença de buyers brasileiros. O Governo de Pernambuco investiu cerca de R$4 milhões, aplicados em fretamento de voos e aquisição de bilhetes aéreos advindos de todos os recantos do país, transporte, hospedagem, pavilhão de convenções, climatização, e empresas produtoras de evento. Todas as contratações foram feitas através de licitações.


Como recomendação ao aprimoramento das próximas edições da BNTM, fica a necessidade de começar a comercialização um pouco mais cedo, definir e convidar os mercados alvo para o próximo ano, promovendo assim resultados ainda mais favoráveis ao turismo do Nordeste. Focar ainda mais na sensibilização dos buyers sobre a importância de sua participação na rodada de negócios, e exigir dos buyers o preenchimento do formulário da agenda, e o cumprimento das agendas com os suppliers.