BNTM 2012 - SÃO LUÍS – MARANHÃO


O Brasil National Tourism Mart – BNTM, realizada no período de 09 a 13 de maio de 2012, no Ceprama - Centro de Artesanato do Maranhão em sua 21ª Edição, reuniu representantes do mercado turístico nacional e internacional, bem como órgãos governamentais e institucionais, ligados ao trade turístico nacional. O Presente relatório destaca as principais abordagens feitas neste evento e executa um breve relato das atividades desenvolvidas para a realização do mesmo, fazendo ainda uma avaliação dos resultados obtidos para o Estado sede do evento, bem como os benefícios trazidos a região.


Desde 1992, a BNTM promove o encontro e intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico com o objetivo de vender os produtos nordestinos nos mercados nacional e internacional. A Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), organizadores do evento, incrementaram a feira ao convidar, pela primeira vez, compradores nacionais, além dos internacionais. Para edição de 2012, os organizadores contaram com a participação de aproximadamente 309 operadores internacionais, denominados buyers, e de 382 fornecedores do mercado nacional, denominados suppliers. Na BNTM 2012, foi calculado um volume de negócios na ordem de US$ 250 milhões.


Os visitantes com perfil de compradores potenciais e desembarcaram na capital Potiguar vindos de 35 países dentre eles: Argentina, Austrália, Aústria, Alemanha, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hong Kong, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça e Uruguai.


Além dos buyers e suppliers o evento contou com a participação dos expositores governamentais do nove estados do Nordeste, aproximadamente 117, e institucionais 246. Somando a esses números os diversos convidados e profissionais dedicados a infra-estrutura do evento, circularam pelo BNTM 2012 aproximadamente 1.127 pessoas. A 21ª BNTM contou com os imprescindíveis apoios e patrocínios do Ministério do Turismo/Embratur, Chesf, Sebrae Nacional. A bolsa conta, também, com os realizadores, Fundação CTI/NE, Governo do Estado de Maranhão, além das companhias aéreas TAP e TAM.